segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Outubro sem JAVA!

Caros leitores,

como publicado no nosso site-fonte, o www.novainter.net/fmu, nós não tivemos aula no mês de outubro.

•05/out/12 = E L E I Ç Ã O
•12/out/12 = F E R I A D O
•19/out/12 = apresentação de Projetos Integrados do Curso (minha Qualificação de Doutorado)
•26/out/12 = E L E I Ç Ã O
•02/nov/12 = F E R I A D O

Logo, não tivemos conteúdo a ser postado, mas fiquem ligados para novidades no mês de novembro!


Projeto Integrado JAVA

Olá leitores!

Há duas semanas, tivemos as apresentações do Projeto Integrado, e o nosso tema foi JAVA!

Explicamos sua origem, seu uso hoje em dia, suas vantagens para com outras linguagens e fizemos um programa-exemplo em Java, utilizando classes.


A apresentação ocorreu bem, e o tema, que já é interessante por sí só, se tornou mais atrativo ainda, com toda a ajuda que tivemos do grupo!

Abaixo segue o resumo do trabalho, e no final do post um link para download do projeto completo!


*Menções honrosas à Michel Barbosa, Fernando Sanchez, Wesley Cristo, Leonardo André e Nathalia Antunes.

-------------------------------------------------------------------------


Resumo


O Java é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Teve sua origem com o projeto Oak, que em 1995 se tornou o Java propriamente dito. O objetivo da linguagem Java, desde seu primórdio, era criar uma linguagem de programação que pudesse funcionar em qualquer aparelho, pois seus criadores achavam que a nova onda da tecnologia seria a integração de vários aparelhos eletrônicos; eles estavam certos. O Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, isso significa que ela trabalha no esquema de “módulos”, ou seja, existe o módulo pai, e este traz a tona os módulos filhos. Esse módulos, no Java, são conhecidos como classes. A grande vantagem e inovação que o Java apresenta em comparação com outras linguagens é que ele roda a partir de uma plataforma, um ambiente virtual, e esse ambiente virtual pode ser executado em praticamente qualquer dispositivo. Portanto, se você desenvolver um aplicativo Java para o Windows, ele pode ser executado no Linux ou em qualquer outro sistema operacional que tenha suporte ao Java (quase todos), inclusive aparelhos móveis; basta que as versões do bytecode (gerado pelo compilador do Java) e o ambiente Java propriamente dito sejam compatíveis (sejam da mesma versão, ou o ambiente seja de uma versão mais nova). O java é uma linguagem bem recorrente no mercado, vale a pena aprender.