sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aula 5 – 31/08/2012

Boa noitiii!

Hoje tivemos nossa primeira aula de Java no laboratório! Muitas emoções!

Infelizmente, não pudemos fazer muita coisa. Acontece que o diretório C (onde o JDK está instalado), estava bloqueado, portanto não pudemos criar programas a partir do prompt de comando do Windows. Porém, o NetBeans funcionava bem, e algumas pessoas começaram a “mexer” nessa ferramenta. Fizemos alguns programinhas, mas não acho muito apropriado colocá-lo neste post. Fica para um próximo.

Por enquanto é só, pessoal.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aula 4 – 24/08/2012

Olá! Tudo bom com você? Não precisa responder, sei que está tudo bem com você porque você está prestes a ganhar muito conhecimento!!!!!!1!!!1!!11

Diferenças entre funções e classes
As funções são utilizadas em linguagens estruturadas e as classes, em linguagens orientadas a objeto. Essa não é a única diferença; você pode criar várias funções (ou “mini-programas”) em um único programa, podendo chamá-las conforme necessário. As classes funcionam como as funções, no sentido de que você pode chamá-las, mas elas não são mini-programas, são programas completos. O que isso significa? Significa que eu posso criar uma classe principal, e ela chama outras classes quando necessário, só que essas outras classes só são carregadas na memória quando necessário, e são “descarregadas” quando não utilizadas por um tempo, tudo isso porque são programas separados. Isso torna o processo, em comparação com o uso de funções, mais leve. Por isso, o conceito de programação orientada a objetos é considerado uma evolução em relação à programação estruturada.


O que é API Java?
São pacotes ou bibliotecas de classes do Java.



Alguns tipos de variáveis numéricas
byte: tamanho, 8 bits;

short: tamanho, 16 bits;

int: tamanho, 32 bits;

long: tamanho, 64 bits.


Alguns comandos básicos:
import: carrega uma determinada classe no Java, e.g., import Java.util.Scanner;.

public class [nome da classe]: declara uma classe pública.

public static void main (String[] args): declaração do método que executa o programa.


Explicação de cada passo:
public: é visto em qualquer lugar da aplicação. É o modificador de acesso

static: é iniciado automaticamente pela JVM, sem precisar de uma instância

void: Método sem retorno (retorno vazio)

main: Nome do método, que é obrigatório ser este (para ser o principal). Recebe como parâmetro um array de String.

String [] args: Array de argumentos que podem ser repassados na chamada do programa.

System.out.print (“mensagem”);: saída de dados na tela. O print pode ser printf (caso queira mostrar uma variável na mensagem) ou println (caso queira pular linha depois da mensagem automaticamente). O System.out é uma classe, mas não precisa ser “importada”, devido à sua recorrência em virtualmente todos os programas.

Scanner [nome da variável]=new Scanner (System.in);: variável do tipo Scanner. Linha de comando necessária para armazenar os dados digitados pelo usuário em uma outra variável. Digamos que o nome da variável Scanner é input; para armazenar o conteúdo digitado pelo usuário em uma variável, é necessário digitar o seguinte comando: [nome da variável que armazenará o dado, que deve ser declarada anteriormente]=input.next[tipo da variável que armazenará o dado] ();


Exercício dado em aula (retirado do WikiFMU):


















Compilador JAVA
Pra quem entendeu tudo (ou pelo menos um pouco) e tiver curiosidade em fazer uns testes com programação em casa, clique aqui para baixar o compilador Java direto do site da Oracle.



Aula 3 – 17/08/2012

Compilador

A característica de um compilador é que ele “traduz” todo o código de uma só vez, compilações futuras não são necessárias. Portanto, a curto prazo, ele é menos veloz que o interpretador (o qual falaremos a seguir), mas é mais veloz no longo prazo. É o mais comumente usado para programas em geral.

Interpretador
A diferença entre o compilador e o interpretador é que este “traduz” o código procedimento por procedimento, conforme forem “chamados”. Portanto, é mais veloz a curto prazo, mas, ao longo do tempo, sua eficiência vai sendo perdida. Como falamos anteriormente, não é tão usado quanto o compilador.

Java
A grande vantagem do Java é que ele é multiplataforma. Quem é rico e tem smartphone sabe; seu celular provavelmente está cheio de aplicações em Java. Mas você sabe por quê? Aposto que não, seu rico. Então vamos explicar. Quando um compilador compila (porque é isso o que ele faz) um programa, este programa (com a extensão .exe) roda exclusivamente no sistema operacional onde o compilador trabalha. Portanto, se você escreve um programa em C, no Windows, este programa não rodará em nenhum outro sistema operacional. É aí que o Java brilha. O compilador Java (JavaC) compila o código que você escreveu nesta linguagem e o transforma em um ByteCode. Este ByteCode roda em uma máquina virtual criada pelo aplicativo Java, o JVM. Já que é uma máquina virtual, aplicações em Java podem rodar, na teoria, em qualquer sistema operacional. Na prática, pode acontecer de um ByteCode gerado por uma versão da linguagem mais nova, com funções novas, tente ser rodado em um JVM mais antigo. Nesse caso, o programa não rodará. Tomando as devidas precauções, no entanto, o Java é muito versátil.

Linguagem Orientada a Objeto
É um tipo de linguagem em que se pensa em um grande módulo (ou módulo mãe), contendo diversos sub-módulos. Cada módulo contém instruções diferentes e são acionados quando necessário. No Java, esses módulos são denominados ‘classes’.

Bem vindos ao blog Java Monstrão!

Aqui, vocês (ou você, caso seja apenas uma pessoa que esteja lendo, o que é mais provável) poderão acompanhar o que aprendemos na nossa vida (especialmente, o que aprendemos na aula de Programação II – Java).
Caso não saibam, aqui vai a primeira curiosidade: o nome ‘Java’ foi dado a essa linguagem de programação em homenagem a ilha de Java, onde é produzido um tipo de café que era o preferido dos criadores dessa linguagem. Isso não é interessante.(?)

 
Bom, os tópicos serão separados por tópicos, para facilitar a visualização, e o blog será semanalmente atualizado, não só com teoria, mas também com exemplos e exercícios para serem resolvidos.

 
Boa semana a todos!