sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aula 4 – 24/08/2012

Olá! Tudo bom com você? Não precisa responder, sei que está tudo bem com você porque você está prestes a ganhar muito conhecimento!!!!!!1!!!1!!11

Diferenças entre funções e classes
As funções são utilizadas em linguagens estruturadas e as classes, em linguagens orientadas a objeto. Essa não é a única diferença; você pode criar várias funções (ou “mini-programas”) em um único programa, podendo chamá-las conforme necessário. As classes funcionam como as funções, no sentido de que você pode chamá-las, mas elas não são mini-programas, são programas completos. O que isso significa? Significa que eu posso criar uma classe principal, e ela chama outras classes quando necessário, só que essas outras classes só são carregadas na memória quando necessário, e são “descarregadas” quando não utilizadas por um tempo, tudo isso porque são programas separados. Isso torna o processo, em comparação com o uso de funções, mais leve. Por isso, o conceito de programação orientada a objetos é considerado uma evolução em relação à programação estruturada.


O que é API Java?
São pacotes ou bibliotecas de classes do Java.



Alguns tipos de variáveis numéricas
byte: tamanho, 8 bits;

short: tamanho, 16 bits;

int: tamanho, 32 bits;

long: tamanho, 64 bits.


Alguns comandos básicos:
import: carrega uma determinada classe no Java, e.g., import Java.util.Scanner;.

public class [nome da classe]: declara uma classe pública.

public static void main (String[] args): declaração do método que executa o programa.


Explicação de cada passo:
public: é visto em qualquer lugar da aplicação. É o modificador de acesso

static: é iniciado automaticamente pela JVM, sem precisar de uma instância

void: Método sem retorno (retorno vazio)

main: Nome do método, que é obrigatório ser este (para ser o principal). Recebe como parâmetro um array de String.

String [] args: Array de argumentos que podem ser repassados na chamada do programa.

System.out.print (“mensagem”);: saída de dados na tela. O print pode ser printf (caso queira mostrar uma variável na mensagem) ou println (caso queira pular linha depois da mensagem automaticamente). O System.out é uma classe, mas não precisa ser “importada”, devido à sua recorrência em virtualmente todos os programas.

Scanner [nome da variável]=new Scanner (System.in);: variável do tipo Scanner. Linha de comando necessária para armazenar os dados digitados pelo usuário em uma outra variável. Digamos que o nome da variável Scanner é input; para armazenar o conteúdo digitado pelo usuário em uma variável, é necessário digitar o seguinte comando: [nome da variável que armazenará o dado, que deve ser declarada anteriormente]=input.next[tipo da variável que armazenará o dado] ();


Exercício dado em aula (retirado do WikiFMU):


















Compilador JAVA
Pra quem entendeu tudo (ou pelo menos um pouco) e tiver curiosidade em fazer uns testes com programação em casa, clique aqui para baixar o compilador Java direto do site da Oracle.



Nenhum comentário:

Postar um comentário