sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aula 3 – 17/08/2012

Compilador

A característica de um compilador é que ele “traduz” todo o código de uma só vez, compilações futuras não são necessárias. Portanto, a curto prazo, ele é menos veloz que o interpretador (o qual falaremos a seguir), mas é mais veloz no longo prazo. É o mais comumente usado para programas em geral.

Interpretador
A diferença entre o compilador e o interpretador é que este “traduz” o código procedimento por procedimento, conforme forem “chamados”. Portanto, é mais veloz a curto prazo, mas, ao longo do tempo, sua eficiência vai sendo perdida. Como falamos anteriormente, não é tão usado quanto o compilador.

Java
A grande vantagem do Java é que ele é multiplataforma. Quem é rico e tem smartphone sabe; seu celular provavelmente está cheio de aplicações em Java. Mas você sabe por quê? Aposto que não, seu rico. Então vamos explicar. Quando um compilador compila (porque é isso o que ele faz) um programa, este programa (com a extensão .exe) roda exclusivamente no sistema operacional onde o compilador trabalha. Portanto, se você escreve um programa em C, no Windows, este programa não rodará em nenhum outro sistema operacional. É aí que o Java brilha. O compilador Java (JavaC) compila o código que você escreveu nesta linguagem e o transforma em um ByteCode. Este ByteCode roda em uma máquina virtual criada pelo aplicativo Java, o JVM. Já que é uma máquina virtual, aplicações em Java podem rodar, na teoria, em qualquer sistema operacional. Na prática, pode acontecer de um ByteCode gerado por uma versão da linguagem mais nova, com funções novas, tente ser rodado em um JVM mais antigo. Nesse caso, o programa não rodará. Tomando as devidas precauções, no entanto, o Java é muito versátil.

Linguagem Orientada a Objeto
É um tipo de linguagem em que se pensa em um grande módulo (ou módulo mãe), contendo diversos sub-módulos. Cada módulo contém instruções diferentes e são acionados quando necessário. No Java, esses módulos são denominados ‘classes’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário